Alcatra (recriação)

Seguindo o conceito do polvo guisado, esta versão da tradicional Alcatra da ilha Terceira (com base na receita de família) que recriei para o concurso “A Mesa dos Portugueses” 2018 é apresentada com puré de castanhas e massa sovada tostada. Com esta opção, quebra-se o mito que a Alcatra não deve ter qualquer acompanhamento. Será esta uma boa opção? O melhor é experimentar e depois tirar conclusões…

[Receita para 4-6 pessoas]

Modo de preparação
1Unte a totalidade do interior de um alguidar de barro próprio de confecionar alcatra com a banha de porco.
2. Coloque no fundo do alguidar uma camada de cebola picada, alho picado, cubos pequenos de toucinho, pimenta-da-Jamaica, sal e um pouco de vinho e o chambão inteiro. 
3. Adicione uma parte da carne cortada em pedaços de tamanho idêntico e coloque por cima uma camada de cebola picada, alho picado, cubos pequenos de toucinho, pimenta-da-Jamaica, sal, pimenta preta, uma folha de louro e um pouco de vinho e de seguida o resto da carne e a última camada de cebola picada, alho picado, cubos pequenos de toucinho, pimenta-da-Jamaica, uma folha de louro, sal, pimenta preta, a manteiga em cubos e vinho.
4. Cubra o alguidar com folhas de couve ou papel de alumínio com pequenos furos. Deixe repousar durante cerca de 30 minutos.
5. A alcatra deve ser cozida em forno de lanha durante 2 a 3 horas. Caso não tenha forno de lanha, pré-aqueça o forno do fogão a 180 graus e deixe cozinhar durante entre 3 a 4 horas. A meio do tempo de cozedura, vire os pedaços de carne. Adicione vinho destemperado com água sempre que faltar molho para a carne não secar. 

Notas:
1. Acompanhe a Alcatra com Massa Sovada (pão doce dos Açores) tostado no forno e puré de castanhas.

Ingredientes
2 kg Carne de novilho
(acém, pá, cachaço ou rabadilha) 
1 Chambão com osso e medula
6 Dentes de alho
4 Cebolas 
2 Folhas de louro
18 Bagas de Pimenta-da-Jamaica 
250 gr. Toucinho de porco fumado
100 gr. Banha de porco
100 gr. Manteiga
500 ml de vinho verdelho ou branco
Cravinho q.b.
Sal q.b.
500 gr. Castanhas
4 Fatias de Massa sovada

Receita da autoria de Hélio Vieira

(c) Direitos Reservados

Correio da Manhã – 15.1.2019

One Reply to “Alcatra (recriação)”

Deixe uma resposta