Alcatra de Peixe

A alcatra de carne de bovino é um dos principais e emblemáticos pratos da gastronomia tradicional dos Açores, em particular da ilha Terceira. Como o tempo, foram surgindo variadas e saborosas alcatras em que outros produtos a assumirem o lugar de ingrediente principal (carne de galinha, coelho ou feijão). Também sugiram as variantes com os produtos que o mar nos dá, como as alcatras de peixe ou apenas com congro (receita já publicada).

Ingredientes

2,5 kg de Peixe variado

(goraz, congro, cavala, pargo, boca negra,

mero, imperador ou outros)

6 Dentes de alho

3 Cebolas grandes

2 Tomates sem pele

2 Folhas de louro

18 Bagas de Pimenta-da-Jamaica

250 gr. Toucinho de porco fumado

100 gr. Banha de porco

50 gr. Manteiga

500 ml de verdelho ou vinho branco

1 Colher de chá de colorau

Sal q.b.

Massa malagueta q.b.

Salsa q.b.

Modo de preparação

1.Unte a totalidade do interior de um alguidar de barro próprio de confecionar alcatra com banha de porco.

2.Coloque no fundo do alguidar rodelas de cebola, alho picado, cubos de toucinho de porco, Pimenta-da-Jamaica e uma folha de louro.

3.Adicione uma parte do peixe cortado em pedaços e cubra com rodelas de cebola, alho picado, cubos de toucinho de porco, cubos de tomate pelado, Pimenta-da-Jamaica, salsa picada, sal e regue com vinho branco. Coque mais uma camada de peixe com rodelas de cebola, alho picado, cubos de toucinho de porco, cubos de tomate pelado, Pimenta-da-Jamaica, salsa picada e sal. Adicione pequenos pedaços de manteiga, a massa malagueta e o colorau e uma folha de louro e regue com vinho branco.

4.Cubra o alguidar com folha de papel de alumínio com pequenos furos. Deixe repousar durante cerca de 30 minutos

5.Pré-aqueça o forno a 180 graus e depois de colocar o alguidar deixe cozinhar o tempo necessário (60 a 90 minutos), até o peixe ficar com uma tonalidade dourada. Adicione vinho destemperado com água sempre que faltar molho para não secar.

© Direitos Reservados

Deixe uma resposta