No meio rural açoriano a criação de galinhas é uma tradição secular. Em dias festivos, a galinha chegava à mesa confecionada de diversas formas. A Alcatra de Galinha surge da evolução natural da autêntica, a que se faz com carne de bovino, com mais ou menos os mesmos sabores.
Ingredientes
2 Galinhas do campo
6 Dentes de alho
3 Cebolas grandes
2 Folhas de louro
18 Bagas de Pimenta-da-Jamaica
250 gr. Toucinho de porco fumado
50 gr. Banha de porco
50 gr. Manteiga
500 ml de vinho branco
Pimenta preta q.b.
Sal q.b.
Modo de preparação
1. Unte a totalidade do interior de um alguidar de barro próprio de confecionar Alcatra com a banha de porco.
2. Coloque no fundo uma camada de cebola picada, alho picado, cubos pequenos de toucinho, pimenta-da-Jamaica.
3. Adicione uma parte da galinha cortada em pedaços e coloque por cima outra camada de cebola picada, alho picado, cubos pequenos de toucinho, pimenta-da-Jamaica, sal, pimenta preta, uma folha de louro e um pouco de vinho e de seguida o resto da galinha e a última camada de cebola picada, alho picado, cubos pequenos de toucinho, pimenta-da-Jamaica, uma folha de louro, sal, pimenta preta, a manteiga em cubos e o resto do vinho.
4. Cubra o alguidar com papel de alumínio e faça pequenos furos com uma faca ou garfo. Deixe repousar durante cerca de 30 minutos
5. A Alcatra deve ser confecionada em forno de lanha durante cerca de 2 horas. Caso não tenha forno de lanha, pré-aqueça o forno do fogão a gás ou elétrico a 180 graus e deixe cozinhar durante entre 3 a 4 horas. A meio do tempo de cozedura, vire os pedaços de galinha. Adicione vinho destemperado com água sempre que faltar molho para não secar.