Alcatra de Coelho

O coelho é uma das espécies cinegéticas mais apreciadas nos Açores, sendo abundante em determinados períodos do ano interior das ilhas. São várias a receitas tradicionais confecionadas com carne de coelho, entre as quais a alcatra.

Ingredientes

2 Coelhos

6 Dentes de alho

2 Cebolas grandes

250 gr. Toucinho de porco fumado

50 gr. Banha de porco

50 gr. Manteiga

500 ml de vinho branco

2 Folhas de louro

18 Bagas de Pimenta-da-Jamaica

Cravinho q.b.

Pimenta preta q.b.

Sal q.b.

Modo de preparação

1. Unte a totalidade do interior de um alguidar de barro próprio de confecionar Alcatra com a banha de porco.

2. Coloque no fundo uma camada de cebola picada, alho picado, cubos pequenos de toucinho, pimenta-da-Jamaica.

3. Adicione uma parte do coelho cortado em pedaços e coloque por cima outra camada de cebola picada, alho picado, cubos pequenos de toucinho, pimenta-da-Jamaica, cravinho, sal, pimenta preta, uma folha de louro e um pouco de vinho e de seguida o resto do coelho, a última camada de cebola picada, alho picado, cubos pequenos de toucinho, pimenta-da-Jamaica, cravinho, uma folha de louro, sal, pimenta preta, a manteiga em cubos e o resto do vinho.

4. Cubra o alguidar com papel de alumínio e faça pequenos furos com uma faca ou garfo. Deixe a alcatra repousar durante cerca de 30 minutos

5. A Alcatra deve ser confecionada em forno a 180 graus durante cerca de 2 horas. A meio do tempo de cozedura, vire os pedaços de coelho. Adicione vinho destemperado (duas medidas de água para uma de vinho) sempre que faltar molho para não secar.

Deixe uma resposta